Falar em injeções que são aplicadas nos olhos pode parecer assustador, mas atualmente é um dos procedimentos mais realizados pelos especialistas em Retina.
Essa terapia trouxe possibilidade de melhora para doenças potencialmente desastrosas para a visão, que até há pouco mais de uma década tinham tratamentos pouco eficazes e com sérios efeitos colaterais.
A mais comum delas é o edema macular diabético (a diabetes é a principal causa de cegueira irreversível no mundo!).
As medicações injetadas na cavidade vítrea (interior do olho) também revolucionaram o tratamento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Mas como isso funciona?
A medicação que é aplicada tem a função de diminuir o vazamento de líquido a partir dos vasos sanguíneos (da própria retina, no caso da diabetes ou de vasos malformados, no caso da DMRI). Ao bloquear o vazamento, há uma redução de acúmulo na retina ou abaixo dela, proporcionando melhora da visão e diminuição de sintomas como manchas centrais no campo de visão ou distorção das imagens.
O procedimento é feito com anestesia local (colírio) em sala cirúrgica com materiais estéreis e gera mínimo desconforto.
Se tem dúvidas sobre o assunto ou precisa desse tipo de tratamento, fique à vontade para entrar em contato com nossa equipe!
Oftalmologista CRM 158.844
RQE 64360
Todos os direitos reservados