As lentes multifocais (progressivas) são uma evolução das “bifocais” antigas, conhecidas pela estética desagradável, com uma linha dividindo as regiões de foco para longe e perto.
Elas tem uma tecnologia que permite uma PROGRESSÃO entre o grau de longe e o de perto, permitindo também visão em distâncias intermediárias (o que é essencial para o estilo de vida moderno) e uma aparência agradável.
Mas isso tem um “custo”: as suas bordas laterais são áreas de confusão, com visão distorcida. É por isso que alguns pacientes reclamam de “tontura” quando usam esses óculos pela primeira vez.
Assim, é necessário usar os movimentos dos olhos para cima e para baixo para achar o foco em diferentes distâncias e, ao olhar para o lado, deve-se girar o pescoço para evitar as áreas de “confusão” da lente.
É por isso que usar lentes progressivas não se trata de “costume” ou “adaptação”, mas sim de TREINAMENTO. É como aprender a dirigir: você precisa usar cada recurso dos óculos de maneira consciente até que esses comandos fiquem automáticos.
Oftalmologista CRM 158.844
RQE 64360
Todos os direitos reservados