Descolamento de Retina
Doença grave, com alto potencial de cegueira e considerada uma urgência em Oftalmologia, o descolamento da retina tem fatores de risco bem conhecidos e alguns sinais podem dar o alerta de que ele está por vir.
Miopia acima de 6 graus, histórico familiar de descolamento de retina, condições como Síndrome de Marfan e trauma do globo ocular são alguns dos fatores mais associados com o surgimento do descolamento de retina. A chance também aumenta após realização de cirurgias intraoculares, como de catarata, ou de procedimentos como capsulotomia com Yag-LASER.
Surgimento de pontos flutuantes na visão (conhecidos como moscas volantes), percepção de “flashes” ou feixes luminosos ou escurecimento de parte do campo da visão (às vezes referido como a sensação de cortina fechando) são sintomas relacionados ao início do quadro clínico.
Diante de algum destes sintomas, um médico oftalmologista deve ser prontamente consultado. Apesar da gravidade do quadro, o tratamento feito precocemente (com fotocoagulação a LASER ou cirurgia) pode devolver a visão de maneira satisfatória
Oftalmologista CRM 158.844
RQE 64360
Todos os direitos reservados