Você já deve estar acostumado a ver exame de ultrassom sendo feito em outras partes do corpo – na barriga, em exames ginecológicos, no pré-natal – mas talvez seja novidade ouvir falar em ultrassom ocular.
Os nossos olhos são uma estrutura única no corpo – sua parte interna pode ser visualizada diretamente através das pupilas, especialmente após dilatação delas com uso de colírios específicos. Esse processo é muito importante na avaliação da saúde ocular.
Algumas condições, porém, dificultam essa visualização – isso acontece nos casos de catarata avançada, sangramentos intraoculares ou inflamações intensas do globo ocular.
Nesse momento se torna essencial a avaliação com ultrassonografia. É ela que vai nos dar informações sobre como o olho está por dentro e permitir uma adequada programação para a cirurgia de catarata, por exemplo.
Além disso, o ultrassom pode auxiliar na detecção e acompanhamento de tumores intraoculares, diagnosticar descolamentos de retina e fazer medidas de estruturas do aparelho visual.
O exame é indolor e não invasivo. O médico pode mostrar as imagens ao paciente e acompanhante para melhor entendimento e o resultado do exame pode ser fornecido imediatamente.
Dispomos desse recurso tão valioso na nossa especialidade. Entre em contato para mais informações.
Oftalmologista CRM 158.844
RQE 64360
Todos os direitos reservados